30 de outubro de 2011

Hoje eu aprendi...

... que quero amar minha cachorrinha do jeitinho que ela é....vira-lata.

Por que coloquei esse tema: todos os dias aprendemos algo . Com os acontecimentos, com as pessoas, com os livros, com as crianças...com os animais, com as plantas....tudo nos ensina algo.
Quero partilhar com vocês aquilo que vou aprendendo , não para ensinar ( contudo , nada impede que isto aconteça)  , mas, para representar o quanto podemos crescer  com  o que nos acontece. 
Lendo o livro do Pe. Fabio aprendi uma coisa: a amar o que é inutil.  A hora que li sobre essa abordagem , me identifiquei com ela.  Não podemos amar só por interesse, enquanto o outro me serve eu o amo.  
Tenho uma cachorrinha vira-lata, chama Pituca. Até hoje eu não ligava pra ela, já o outro cachorro o pastor-alemão damos  todo o carinho, as atenções todas são para ele.
Lendo o livro ele me alertou sobre isso onde questiona o Por quê? Só porque ela não tem raça, só porque ela não guarda minha casa, ela na verdade  é inutil aos nossos olhos.  Mas, ela existe. Ela tem vida.  Temos que ter cuidado com o amor que visa a  utilidade, um dia pode acabar. 
E a partir da minha cachorrinha comecei a pensar nas pessoas....eu as amo enquanto são uteis para mim? Pensei na minha mãe que já está chegando a velhice....ou nos enfermos.....Quantos velhinhos abandonados por seus próprios filhos, quantas crianças abandonadas...por suas famílias ....ou quando não correspondemos as espectativas do que os outros querem de nós...nos tornamos inuteis: como os pais  que não dão aquilo que os filhos querem ( muitas vezes por capricho)  não são valorizados. 
Realmente temos que refletir: estamos amando de verdade...ou estamos utlizando as pessoas?


Nenhum comentário: